Constelação Sistêmica Familiar é uma psicoterapia sistêmica breve de natureza fenomenológica criada pelo alemão Bert Hellinger. Através dela é possível identificar dinâmicas disfuncionais que ocorrem dentro de um sistema familiar as quais atuam de maneira inconsciente em nossas vidas. A partir de então, podemos observar os passos necessários rumo a uma solução.
Constelação, pois refere-se ao método onde as pessoas são posicionadas em um espaço como representantes dos elementos de um sistema. O nome “constelação” ainda foi influenciado pela tradução do nome original em alemão, Familienaufstellung, que literalmente significaria “representação familiar”. Entretanto, o verbo “stellen” em alemão teve sua primeira tradução para o inglês como “constellate” que representa posicionar certos elementos numa dada configuração.
Sistêmica, pois envolve não apenas o cliente, mas também todo o sistema ao qual ele está inserido. Neste contexto, considera-se sistema tudo o que é formado por mais de uma pessoa onde exista uma influencia mútua. Por exemplo uma família, uma empresa, um país, etc.
Fenomenológica, pois cada um de nós traz em si todo o contexto do seu sistema principal, seu sistema familiar. E toda essa história de vida de cada um destes membros de um sistema, estão armazenadas em um “local”. A ciência o chama de campo morfogenético, ou campo mórfico (ver mais no nosso post sobre Ressonância Mórfica).
Breve, pois a terapia em si pode durar pouco mais de uma hora. Breve do ponto de vista da ação terapêutica, mas longa nos efeitos do tratamento, que podem reverberar por anos atuando em todo o sistema.
Em uma dinâmica de constelação, buscamos as soluções por meio das Ordens do amor, descobertas por Hellinger:
– Pertencimento, onde todo membro de um sistema tem o mesmo direito de pertencer. Ninguém pode ficar de fora;
– Hierarquia, que significa que aqueles que vieram antes tem precedência sobre os que vieram depois;
– Equilíbrio entre dar e receber, que busca uma compensação entre as relações destes membros.
As constelações familiares consistem em um trabalho no qual pessoas são convidadas a representar membros da família de uma outra pessoa (o cliente). Ao serem posicionadas umas em relação às outras, sentem como se fossem as próprias pessoas representadas. Expressam seus sentimentos de forma impressionante, ainda que não as conheçam.
A partir de então, vêm à tona as dinâmicas ocultas no sistema do cliente que lhe causam os transtornos. Mesmo que relativas a fatos ocorridos em gerações passadas, inclusive fatos que ele, o cliente, desconhece. Dessa forma, pode-se propor frases e movimentos que desfaçam os emaranhamentos, restabelecendo-se a ordem. Unindo os que no passado foram separados, proporcionando alívio a todos os membros da família. Fazendo desaparecer a necessidade inconsciente do conflito, trazendo paz às relações.
Para saber mais sobre nosso atendimento, confira nossas páginas sobre Constelação Familiar em Grupo e Constelação Familiar Individual!
Uma coisa que é muito comum ocorrer nas Constelações, é uma pessoa ser escolhida pra representar um papel ao qual ela entrará em contato com algo que diz respeito a sua própria história. Mas o que ela irá sentir nessa representação certamente não é dela, apenas conectou a algo que também é dela. Quando ocorrer o movimento de solução desse sentimento que muitas vezes é uma dor, automaticamente essa solução também ocorrerá no campo dessa pessoa, e isso ainda irá reverberar para todo seu sistema familiar. Isso é a cura por ressonância.
Por isso dizemos que o beneficiado nunca é somente a pessoa que busca a constelação, e sim todos que estão envolvidos neste trabalho. E são beneficiados não só os que representam, mas aqueles que teoricamente estão fora do campo, mas que também são tocados por esses movimentos.
Constelação Familiar
Talvez a mais popular hoje em dia, esse modelo propõe atuar em casos pessoais como problemas de relacionamentos, emaranhamentos com membros da família, questões profissionais como dificuldades de se encontrar um trabalho, insatisfação comportamental sob quaisquer situações, questões de saúde, entre outros. As constelações familiares ajudam ainda quando a pessoa se encontra em situações de divórcio dos pais, quando sentem que não se encaixam em um determinado grupo ou situação, quando acontecimentos históricos geraram situações difíceis na sua família, em casos de bullying e muito mais.
Constelação Organizacional
Este método atua diretamente no ambiente organizacional, em casos como problemas de comunicação entre equipe, dificuldade no andamento de projeto, bem como auxiliar no planejamento estratégico, retenção de talentos, tomada de decisões, entre outros. Pode ainda solucionar conflitos com chefes ou qualquer problema com hierarquia na empresa, quando a pessoa se sente excluída da equipe ou dos planos da companhia, problemas para se conseguir clientes, relacionamento com funcionários entre muitas outras aplicações.
Muitas vezes as constelações organizacionais revelam questões de ordem familiar, e sendo assim estes dois métodos – organizacional e familiar – passam a atuar juntos na dinâmica, em busca da possível solução.
Constelação no Judiciário
Com a utilização das técnicas de constelações familiares sistêmicas no judiciário, observa-se bons resultados na facilitação das conciliações e na busca de soluções que tragam paz aos envolvidos nos conflitos submetidos à Justiça, em processos da Vara de Família e Sucessões e também no tratamento de questões relativas à infância e juventude e à área criminal, mesmo em casos considerados bastante difíceis.
A constelação pode nos ajudar nas seguintes questões:
– dificuldades nos relacionamentos de casal, pais e filhos
– separações
– questões profissionais
– sintômas físicos que afetam a saúde
– doenças ou padrões hereditárias na família
– vícios
– dificuldades emocionais
– dificuldade para engravidar, entre outros.
A Constelação tem impressionado não apenas por sua ação no nível anímico, isto é, na cura da alma, mas também por sua dinâmica extraordinária. Agentes “representam” personagens familiares, “representam” profissões, “representam” empresas, “representam” imóveis, “representam” sintomas e doenças. E assim os passos são brevemente trazidos a consciência e novos olhares são assumidos pelos seus clientes.
O trabalho de constelação tem se revelado mais do que apenas um tratamento psicoterapêutico, mas sim como um princípio de vida para aqueles que estudam ou que tem um contato mais a fundo com essa obra.
Venha assistir uma Constelação e conhecer um pouco mais desse incrível trabalho! Confira nossa programação!
Para saber mais sobre nosso atendimento, confira nossas páginas sobre Constelação Familiar em Grupo e Constelação Familiar Individual!
Clique aqui e confira todas as nossas matérias sobre Constelação Sistêmica Familiar!
Gratidão
Villa do Bem