A forma como realizamos a constelação em grupo é o que chamamos de constelação velada. Inicialmente, o facilitador faz uma pequena entrevista apenas com o cliente, ou seja, sem a presença do grupo. Quando se incia o trabalho junto ao grupo, o cliente escolhe, pessoas para representar os membros relevantes de acordo com a entrevista realizada. Estes representantes também são escolhidos sem que eles mesmos e todos o grupo saibam o papel que estará representando.
Somente constelado e constelador saberão de todo o contexto. Em seguida, as pessoas escolhidas, os representantes, são posicionadas pelo ambiente ou campo, como normalmente é chamado. No decorrer da constelação, estes representantes descrevem seus sentimentos e suas percepções. Durante a dinâmica o facilitador observa tais movimentos e realiza algumas intervenções no posicionamento, e ainda pode sugerir algumas falas aos representantes até o ponto em que uma possível solução seja encontrada.
Importante: durante nossa experiência atuando com constelações, pudemos observar que o modelo velado é muito interessante de ser utilizado. Pois este modelo preserva a história do cliente, que muitas vezes não quer expôr suas questões ao grupo. Além disso, também permite que os representantes atuem mais livremente e percebam mais as notícias e sensações que o campo trará. Dessa maneira, ele estará livre de qualquer intenção inconsciente de ajudar, já que ele não sabe nada sobre a história e nem o que ele representa nela.
Uma coisa que é muito comum acontecer nas Constelações, é uma pessoa ser escolhida pra representar um papel ao qual ela entrará em contato com algo que diz respeito a sua própria história. Porém, o que ela irá sentir nessa representação certamente não é dela, apenas conectou a algo que também é dela. Assim, quando ocorrer o movimento de solução desse sentimento, que muitas vezes é uma dor, automaticamente também ocorrerá no campo dessa pessoa. Além disso, este movimento ainda irá reverberar para todo seu sistema familiar. Isso é a cura por ressonância.
Por isso dizemos que o beneficiado nunca é somente a pessoa que busca a constelação, e sim todos que estão envolvidos neste trabalho. E são beneficiados não só os que representam, mas também aqueles que teoricamente estão fora do campo. Mas que também são tocados por esses movimentos.
Venha assistir uma Constelação e conhecer um pouco mais desse incrível trabalho!
Confira nossa programação e saiba das próximas vivências de constelação em grupo.
Para ficar sabendo tudo sobre nossos encontros, workshops e cursos, consulte nossa programação. Se preferir, você pode entrar em contato diretamente pelo WhatsApp, clicando no botão abaixo:
Ou ainda, utilize os demais canais ou nosso formulário.
Clique aqui e confira todas as nossas matérias sobre Constelação Sistêmica!
Gratidão
Villa do Bem