Constelação Familiar Sistêmica, criada por Bert Hellinger é um método psicoterapêutico que traz à tona, de forma rápida e precisa, as dinâmicas que ligam o indivíduo, de maneira disfuncional, ao seu sistema de referência (o sistema familiar), que o limita em suas possibilidades de ação e desenvolvimento pessoal, impedindo-o de estruturar a sua vida de uma forma positiva.
Constelação Familiar
Talvez a mais popular hoje em dia, esse modelo propõe atuar em casos pessoais como problemas de relacionamentos, emaranhamentos com membros da família, questões profissionais como dificuldades de se encontrar um trabalho, insatisfação comportamental sob quaisquer situações, questões de saúde, entre outros. As constelações familiares ajudam ainda quando a pessoa se encontra em situações de divórcio dos pais, quando sentem que não se encaixam em um determinado grupo ou situação, quando acontecimentos históricos geraram situações difíceis na sua família, em casos de bullying e muito mais.
Constelação Organizacional
Este método atua diretamente no ambiente organizacional, em casos como problemas de comunicação entre equipe, dificuldade no andamento de projeto, bem como auxiliar no planejamento estratégico, retenção de talentos, tomada de decisões, entre outros. Pode ainda solucionar conflitos com chefes ou qualquer problema com hierarquia na empresa, quando a pessoa se sente excluída da equipe ou dos planos da companhia, problemas para se conseguir clientes, relacionamento com funcionários entre muitas outras aplicações.
Muitas vezes as constelações organizacionais revelam questões de ordem familiar, e sendo assim estes dois métodos – organizacional e familiar – passam a atuar juntos na dinâmica, em busca da possível solução.
Constelação no Judiciário
Com a utilização das técnicas de constelações familiares sistêmicas no judiciário, observa-se bons resultados na facilitação das conciliações e na busca de soluções que tragam paz aos envolvidos nos conflitos submetidos à Justiça, em processos da Vara de Família e Sucessões e também no tratamento de questões relativas à infância e juventude e à área criminal, mesmo em casos considerados bastante difíceis
Gratidão
Villa do Bem